Distribuições Linux

Por se tratar de um sistema operacional livre e de código aberto não demorou para que milhares de pessoas começassem a fazer modificações no Linux de forma a customizar ou adequá-lo às suas necessidades pessoais. Cada vez que alguém altera o Linux com personalizações e particularidades, esta alteração é chamada de Distribuição Linux, e como tal cada pessoa que o fizer pode dar um nome para sua distribuição e publicá-la na rede para que outras pessoas possam utilizar a sua distribuição.

Cada distribuição tem sua característica própria, atendendo as necessidades de seus usuários, tais como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc. A escolha de uma distribuição é pessoal e depende das necessidades e finalidades de cada um.

Atualmente existem centenas de distribuições Linux, porém, como tudo na vida, algumas se destacaram. Algumas distribuições bastante conhecidas e destacadas nos dias de hoje são: Slackware, Debian, Red Hat, Fedora, Mandriva, Suse, Ubuntu e Kurumin, todas usando o SO Linux como kernel principal.

Debian

Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/LINUX (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU (e a distribuição oficial do Projeto GNU é Debian), é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos.

O projecto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).

O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.

Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Lindows (atual Linspire), Xandros, Kurumin, Debian-BR-CDD e Libranet. O Ubuntu Linuxtambém se baseia em Debian.

Conectiva

A Conectiva foi a primeira distribuidora brasileira do sistema operacional Linux. Suas distribuições são fáceis de instalar e configurar. A distribuição é direcionada a usuários brasileiros, sendo que o hardware que ela suporta é aquele mais comumente encontrado no Brasil. Essa distribuição está disponível em português, espanhol e inglês. A empresa Conectiva é integrante do "United Linux".

No dia 24 de fevereiro de 2005 a MandrakeSoft, companhia número 1 em Linux na Europa, anunciou a compra da Conectiva. Adquiriu todas as ações da Conectiva por US$2,3 milhões. A MandrakeSoft é a empresa que distribui o Mandrakelinux, uma das mais populares distribuições Linux. A empresa passou a se chamar Mandriva.

Mandrake

Mandrakelinux é uma distribuição GNU/Linux de origem francesa baseada originalmente na distribuição Red Hat Linux (ambas usam pacotes RPM) criada em 1998 por Gaël Duval que é também co-fundador da Mandrakesoft; empresa responsável pela distribuição e manutenção dos produtos derivados do Mandrakelinux.

Sua principal característica é a facilidade no uso, pois conta com diversos assistentes gráficos que evitam o uso de comandos de linha e reconhece automaticamente diversos dispositivos de hardware.

Até 2004 a distribuição era oficialmente chamada Mandrake Linux, ou simplesmente Mandrake. A alteração no nome ocorreu devido a um problema jurídico envolvendo a King Features Syndicate dona dos direitos do personagem de quadrinhos Mandrake, o mágico.

Recentemente a Mandrakesoft adquiriu a empresa brasileira Conectiva. Esperasse com isso que o Mandrakelinux consiga aumentar sua presença no mercado latino americano.

Mandriva

Mandriva é junção do nome das duas empresas MandrakeSoft e Conectiva. A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em 24 de fevereiro de 2005 entre a MandrakeSoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de usuários e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários. É uma das distribuições linux mais potentes e relativamente fácil de usar, seja para uso doméstico e/ou corporativo.

Encontra-se para baixar no site oficial, nas interfaces GNOME e KDE. Como qualquer outra distribuição Linux, o Mandriva pode ser usado pelo CD, sem instalar no disco rígido, método chamado de Live CD. Segundo o site oficial seus requisitos são: 256 MB de memória RAM no mínimo, recomendados 512 MB, tanto para live CD quanto instalar no HD e cerca de 3 GB para a instalação deste no HD. Gratuitamente temos o Mandriva ONE 2007 Spring, que gasta apenas 1 CD, é voltado para iniciantes e temos também o Mandriva FREE 2007 Spring, que gasta 1 DVD, voltado para usuários mais experientes.

Slackware

Slackware Linux é o nome de uma das mais antigas e conhecidas distribuições (sistema operacional e conjunto de aplicativos) do Linux; é a mais antiga, distribuição que permanece mantida, além de ser, junto com suas derivadas, a distribuição Linux mais UNIX-like existente.

Criada em meados de 1993 e mantida por Patrick Volkerding, a Slackware (ou simplesmente "Slack") tem como objetivo manter-se fiel aos padrões UNIX, rejeitando também ferramentas de configuração que escondam do usuário o real funcionamento do sistema. Além disso a Slackware é composta somente de aplicativos estáveis (e não de versões beta ou pré-releases). Nos anos 90, por um bom tempo outras distribuições Linux foram avaliadas com base em sua compatibilidade com o Slackware. Se no começo ainda trabalhava só, ao longo dos anos Patrick Volkerding acabou aceitando a ajuda de alguns colaboradores, muito poucos por sinal, a fim de o ajudarem no desenvolvimento da distribuição.

Por sua concepção UNIX-like, o Slackware e seus derivados fazem uma abordagem bastante differente das outras distribuições populares como Red Hat, Fedora, Debian, Gentoo, SuSE, e Mandriva. Sua política de incluir somente applicativos estáveis e nenhuma interface gráfica de configuração específica a apenas essa distribuição. Há quem diga: "Quando você conhece o Slackware, você conhece Linux; quando conhece Red Hat, tudo que você conhece é o Red Hat"...

Simplicidade e estabilidade são duas características marcantes nesta distribuição muito comum em servidores, distribuição que procura ser uma distribuição "leve", sem enfeites e rápida, e que é muito apreciada por usuários mais experientes. Apesar de o termo "slack" ser uma gíria para preguiça em inglês, em "Slackware" o termo "slack" está relacionado à definição feita pela chamada Church of the SubGenius (Igreja dos Sub-Gênios). De acordo com esta organização, "slack" significa ter "senso de liberdade, independência e originalidade para alcançar suas metas pessoais". Dessa forma, o nome "Slackware" traduz bem a filosofia do sistema, que não possui ferramentas gráficas de configuração (apenas as do KDE, por exemplo) que fazem tudo pelo usuário, o que inibe o seu "slack". Assim sendo, as configurações do sistema são feitas a partir da edição de documentos de texto, por isso sendo a preferida entre os usuários mais experientes.

Ubuntu

Ubuntu é um sistema operativo (no Brasil, chamam-lhe sistema operacional) Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u- BÚN-tu; IPA: /ubuntu/) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros". Diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção, uso e distribuição.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operacional/operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade.

Há vários meses a distro Ubuntu está em primeiro lugar no DistroWatch, site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux.

Suse

A SuSE, mais precisamente SUSE LINUX AG, é uma empresa alemã, que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo GNU/Linux, incluindo várias distribuições. Em Janeiro de 2004 a empresa foi adquirida pela Novell, uma empresa americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware) e que perdeu fatia substancial de mercado com o advento do Windows NT da Microsoft.

Red Hat

Red Hat Linux é uma distribuição de Linux muito conhecida, líder do mercado nos EUA, criada e mantida pela Red Hat.

Um grupo de programadores na Carolina do Norte decidiu tornar o Linux mais fácil para possibilitar às pessoas uma experiência mais tranquila com o mesmo. Como muitos grupos, seu objetivo era empacotar todos os bits necessários numa distribuição coerente, facilitando aos inexperientes o contato com o novo sistema operacional.

Esta distribuição porém tinha uma característica distinta das demais. Em vez de ser uma cópia de um disco rígido que tivesse o Linux instalado, ou um conjunto de disquetes com partes diferentes do sistema operacional que podiam ser copiadas, esta distribuição foi baseada no conceito de pacotes.

Cada pacote fornece um pedaço diferente de software, configurado, completamente testado e pronto para rodar. Quer experimentar um novo editor? Carregar o pacote e instale-o. Em segundos, é possível estar executando o pacote instalado. Não gosta dele? Emita um único comando e o pacote será removido.

Além disso o conceito de pacotes traz uma vantagem adicional: Esta distribuição do Linux podia ser atualizada facilmente.

O desenvolvimento do Linux no mundo é muito rápido, provocando a geração de novas versões com freqüência. Em outras distribuições, a actualização do software tornou-se complexa, em uma atualização completa, normalmente o usuário teria que deletar tudo em seu disco rígido. Desse modo você provavelmente supõe que o grupo de programadores na Carolina do Norte é a Red Hat Software, e o pacote de distribuição é o Red Hat Linux. Desde a introdução do Red Hat Linux em 1994, o Linux e o Red Hat tiveram um crescimento extraordinário. Muito mudou: suporte para hardwares mais sofisticado, grande aumento de fiabilidade, e o crescente uso do Linux por companhias ao redor do mundo.

Kurumin

O Kurumin Linux é uma distribuição Linux baseada no Knoppix e que mantém o mesmo sistema de detecção de hardware desta distribuição. Todavia, o Kurumin foi projetado para que fosse bem mais compacto, cabendo, assim, em suas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.

Inicialmente o seu desenvolvedor, Carlos E. Morimoto, deu início ao projeto apenas para fins de uso pessoal; porém, ao anunciar a sua criação no seu site, muita gente demonstrou interesse pelo projeto, o que incentivou Morimoto a levar o projeto adiante.

Segundo o sítio DistroWatch, Kurumin é a distribuição Linux mais popular no Brasil.

O nome kurumin vêm da Língua tupi-guarani, onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples, para iniciantes no sistema. A letra k no início da palavra é uma referência ao Knoppix. O logotipo do Kurumin é um pingüim com aspecto infantil: pequeno, simpático e mais magro do que o Tux, o pingüimque representa o Linux em si. Outras características notáveis são o cocar na cabeça do mascote e uma bandeira do Brasil em sua barriga.

Tendo sido focado sempre na língua portuguesa, recentemente foi anunciada a formação de um grupo de trabalho para traduzir a versão 6.0 para as línguas inglesa e espanhola.


Atividade de Fixação (Turma 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transferência de arquivo por FTP

TIPOS DE PROCESSOS

Tipos de Servidores