ESTADOS DOS PROCESSOS
Os processos passam por diferentes estados ao longo do seu processamento. O estado execução ocorre quando o processo está em andamento. O estado pronto ocorre quando o processo aguarda para ser executado. O estado de espera acontece quando o processo aguarda algum evento externo, ou por algum recurso, para ser executado. Além destes três estados, o sistema operacional pode adicionar o estado de criação e término. O estado de criação ocorre quando o SO criou um novo PCB, porém não pode colocá-lo como pronto. O estado de término ocorre quando o SO necessita desalocar os recursos associados com um processo e finalizá-lo. A figura 44 ilustra as possíveis mudanças de estado dos processos.
Os estados de um processo podem mudar ao longo do seu processamento devido à ocorrência de eventos. Estes eventos podem ser classificados como voluntários e involuntários. Os eventos voluntários são gerados pelo próprio processo. Os eventos involuntários são gerados pelo SO. Existem quatro mudanças de estado dos processos, sendo eles: Criação para Pronto; Pronto para Execução; Execução para Espera; Execução para Pronto; Execução para Término; e Espera para Pronto. Após a Criação do processo ele passa para o estado Pronto. Em seguida, o processo passa de Pronto para Execução para ser processado pela CPU. Depois disto, o processo pode passar do estado em Execução para um dos estados: Espera, Pronto ou Término. Um detalhe importante é que, mesmo quando for configurado para o estado de Término, o processo será de fato finalizado quando ele for processado, ou seja, quando ele entrar em execução. Por meio destas mudanças de estados os processos concorrem pela utilização dos recursos físicos do sistema distribuído e proporcionam ao usuário uma ilusão de que todos os seus programas são executados ao mesmo tempo, enquanto que na verdade todos estão compartilhando os recursos.
Os processos podem compartilhar recursos em termos de tempo e espaço. No compartilhamento em termo de tempo, cada processo do sistema acessa uma fatia de tempo que pode variar de acordo com sua prioridade. Por exemplo, o compartilhamento por recursos de processamento. No compartilhamento em termos de espaço, cada processo possui acesso a uma parte de uma área de armazenamento. Por exemplo, o compartilhamento da memória principal, onde cada processo fica armazenado em uma parte deste recurso.
Para ilustrar estes conceitos, repita a simulação anterior e observe as variações entre os estados dos processos. Explore as opções Suspender, Prosseguir, Finalizar e Prioridade.

Comentários
Postar um comentário