RECURSOS E AMBIENTE OPERACIONAL
A parte física do computador (hardware) determina suas capacidades brutas de processamento e seus limites. Todos os elementos funcionais do computador são considerados recursos do sistema computacional. Os recursos podem ser o teclado, mouse, monitores de vídeo, placas de rede ou comunicação, impressoras, scanners, unidades de disco rígido, unidades leitoras/gravadoras de CD, DVDs etc.
O SO aparece como uma camada sobre o hardware e firmware, envolvendo-os e escondendo seus detalhes e servindo de interface para eles. Desta forma o SO, por meio de sua interface, define uma nova máquina que é a combinação de um certo hardware com este SO. O conjunto de hardware e SO é usualmente chamado de plataforma ou ambiente operacional.
Termo do glossário: Firmware: é um conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos e dispositivos eletrônicos e fazem com que os mesmos funcionem. São armazenados diretamente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, EEPROM ou em memória flash, para permitir atualização.
O ambiente operacional é distinto do hardware, pois o hardware do computador por si só não é capaz de copiar um determinado arquivo de uma unidade de disco rígido para uma unidade de pendrive, por exemplo. Para realizar esta cópia, uma série procedimentos devem ser executados, desde o acionamento das unidades utilizadas, passando pela localização das partes do arquivo que vai ser copiado e das áreas disponíveis no pendrive de destino, até a transferência efetivada dados.
Por meio da interface do SO, ações como esta podem ser possíveis através de um comando fornecido através de um console (Prompt de comando ou terminal) ou através de uma interface gráfica com uma operação visual, frequentemente denominada arrastar e soltar (draganddrop), realizadas com o mouse.
Enquanto o hardware isolado não permite a realização direta da tarefa de copiar um arquivo, por meio do SO temos a impressão de que o computador se tornou capaz de realizar a tarefa desejada através do comando dado, ou da operação visual efetuada, sem a necessidade do conhecimento de detalhes de como a tarefa é verdadeiramente realizada. O hardware é realmente o realizador da tarefa, enquanto o SO apenas intermedia esta operação através de sua interface.
A disponibilização de uma interface gráfica para o usuário facilita o uso por parte de usuários com menos conhecimentos técnicos da área, enquanto que a utilização em modo de comando exige um alto grau de conhecimento, pois cada comando exige uma variação grande de parâmetros que um usuário convencional tem dificuldade de usar e há um risco maior da ocorrência de erros. Com essas interfaces amigáveis, o SO transforma o hardware de um computador em um determinado ambiente operacional, de forma transparente.
Comentários
Postar um comentário