Sistema Operacional Linux
Esta aula descreve um estudo de caso da gerência de processos considerando o SO Linux. O principal motivo de realizarmos este estudo deve-se ao tipo de licença do Linux. Apenas para salientar os benefícios, podemos fazer uma comparação da licença do Linux com a do Windows.
O SO Windows é comercializado por meio de uma licença de software proprietária e que restringe o acesso ao seu código fonte. Em contrapartida, a licença do Linux permite o acesso, o estudo e a modificação do código fonte do SO.
Para fins de estudos, esta particularidade do sistema Linux proporciona vários benefícios aos estudantes da área de Informática, pois aspectos técnicos podem ser analisados e compreendidos nos mínimos detalhes. Outro motivo para estudar o Linux, consiste na sua vasta aplicação em servidores de alta disponibilidade.
Muitas grandes empresas, especializadas em prestar serviços para um grande número de usuários e provedores de serviços de Internet, utilizam este SO, oferecendo vagas de trabalho para profissionais do ramo da Informática capacitados a operarem o sistema Linux.
Este estudo será conduzido considerando o uso da distribuição Linux Ubuntu. Uma distribuição Linux consiste na combinação de um conjunto de softwares para o usuário com o núcleo do sistema.
O núcleo do Linux, também conhecido como kernel, implementa todas as funções do SO, incluindo a gerência de processos. A distribuição Ubuntu foi escolhida para este estudo por se tratar de uma das distribuições mais utilizadas por usuários comuns, ou seja, você mesmo pode acessar o site e instalar, no seu computador, o Ubuntu para praticar.
Interatividade: www.ubuntu.com/download/desktop
Saiba mais: Caso você queira aprender mais sobre a instalação do Ubuntu, acesse o site www.ubuntuforum-br.org.
Se você quiser um tutorial detalhado sobre a instalação do Ubuntu, acesse o link https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/01/como-instalar-o-ubuntu.ghtml
Comentários
Postar um comentário