Gerência de Processos do SO Linux
Assim como acontece no sistema operacional Windows, o Ubuntu Linux fornece uma interface simples para usuários leigos obterem informações sobre o gerenciamento de processos. Basicamente, este procedimento pode ser realizado em quatro passos.
O primeiro passo consiste em acessar a ferramenta de monitoramento dos recursos do sistema. Para isto, basta que você clique no botão principal e pesquise por monitor para abrir a ferramenta System Monitor ou Monitor do Sistema.
A figura ilustra como executar este passo. Vale a pena salientar que este procedimento de busca por programas pode ser utilizado no Ubuntu para encontrar qualquer programa instalado.
Ao abrir a ferramenta, você visualizará três opções principais na parte superior da ferramenta, sendo elas: Processes, Resources e File Systems. A opção Processes apresenta as informações sobre os processos do sistema. A figura 63 mostra o resultado da ferramenta ao escolher esta opção.
Ao escolher a opção Resources, a ferramenta fornece informações sobre a utilização do conjunto de processadores do computador, da memória e da rede. A figura ilustra esta opção. Vale salientar que as informações, sobre a utilização da memória, agregam dados de monitoramento da memória swap.
Ao selecionar um destes processos e clicar com o botão direito, existem diversas opções para interagir com os processos. As principais opções disponíveis nesta aba consistem no mapa de memória, mudar a prioridade, parar, continuar e matar o processo. O mapa de memória informa detalhes técnicos sobre as informações que o processo armazena em memória.
A opção mudar a prioridade possibilita alterar as opções de muito baixa até muito alta, ou customizar a prioridade do processo. As opções parar, continuar e matar, permitem alterar os estados dos processos. Por meio destas opções o usuário pode interagir com os processos no Ubuntu.
A opção File Systems disponibiliza informações sobre o uso do sistema de arquivos. Por meio desta opção você poderá monitorar informações sobre a utilização das partições do computador. Usando esta funcionalidade você consegue verificar se o disco rígido está muito sobrecarregado de arquivos. A Figura 65 mostra o resultado desta opção.
Nesta subseção vimos que a distribuição Linux Ubuntu fornece uma ferramenta gráfica semelhante ao gerenciador de tarefas do Windows, capaz de prestar funcionalidades relacionadas com o gerenciamento de processos.
No Ubuntu, esta ferramenta consiste no System Monitor. Por meio desta ferramenta torna-se possível visualizar os processos e interagir com os processos. Esta ferramenta proporciona ao usuário interagir com os processos usando uma interface gráfica.




Comentários
Postar um comentário