Gerência de Processos do SO Linux

Assim como acontece no sistema operacional Windows, o Ubuntu Linux fornece uma interface simples para usuários leigos obterem informações sobre o gerenciamento de processos. Basicamente, este procedimento pode ser realizado em quatro passos. 

O primeiro passo consiste em acessar a ferramenta de monitoramento dos recursos do sistema. Para isto, basta que você clique no botão principal e pesquise por monitor para abrir a ferramenta System Monitor ou Monitor do Sistema. 

A figura ilustra como executar este passo. Vale a pena salientar que este procedimento de busca por programas pode ser utilizado no Ubuntu para encontrar qualquer programa instalado.


Ao abrir a ferramenta, você visualizará três opções principais na parte superior da ferramenta, sendo elas: Processes, Resources e File Systems. A opção Processes apresenta as informações sobre os processos do sistema. A figura 63 mostra o resultado da ferramenta ao escolher esta opção. 

Ao usar esta ferramenta, percebemos que as informações fornecidas são muito similares àquelas obtidas por meio do gerenciamento de tarefas do Windows. 


Ao escolher a opção Resources, a ferramenta fornece informações sobre a utilização do conjunto de processadores do computador, da memória e da rede. A figura ilustra esta opção. Vale salientar que as informações, sobre a utilização da memória, agregam dados de monitoramento da memória swap. 

A memória swap consiste em uma área de troca entre a memória principal e a memória secundária em situações que a memória principal não possui mais capacidade disponível. Por meio do monitoramento de rede, diagnósticos simples sobre o consumo da largura de banda no computador podem ser obtidos.

Ao selecionar um destes processos e clicar com o botão direito, existem diversas opções para interagir com os processos. As principais opções disponíveis nesta aba consistem no mapa de memória, mudar a prioridade, parar, continuar e matar o processo. O mapa de memória informa detalhes técnicos sobre as informações que o processo armazena em memória. 

A opção mudar a prioridade possibilita alterar as opções de muito baixa até muito alta, ou customizar a prioridade do processo. As opções parar, continuar e matar, permitem alterar os estados dos processos. Por meio destas opções o usuário pode interagir com os processos no Ubuntu.

A opção File Systems disponibiliza informações sobre o uso do sistema de arquivos. Por meio desta opção você poderá monitorar informações sobre a utilização das partições do computador. Usando esta funcionalidade você consegue verificar se o disco rígido está muito sobrecarregado de arquivos. A Figura 65 mostra o resultado desta opção.

Nesta subseção vimos que a distribuição Linux Ubuntu fornece uma ferramenta gráfica semelhante ao gerenciador de tarefas do Windows, capaz de prestar funcionalidades relacionadas com o gerenciamento de processos. 

No Ubuntu, esta ferramenta consiste no System Monitor. Por meio desta ferramenta torna-se possível visualizar os processos e interagir com os processos. Esta ferramenta proporciona ao usuário interagir com os processos usando uma interface gráfica.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transferência de arquivo por FTP

TIPOS DE PROCESSOS

Tipos de Servidores