Gerência de Entrada e Saída no Windows

O Windows implementa a gerência de entrada e saída de forma transparente e automática para o usuário, que precisa apenas instalar o driver do dispositivo para ter acesso a todos os recursos que o mesmo proporciona, sem a necessidade de nenhuma configuração de endereçamento de memória, IRQ, canal de I/O ou DMA.

O Windows disponibiliza um painel com todas as informações do hardware e dos recursos do dispositivo, para visualização se o mesmo está funcionando ou não.

Para verificar as configurações dos dispositivos de entrada e saída do Windows, acesse o Painel de Controle e, em seguida, clique em Sistema ou clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu Computador no gerenciador de arquivos e escolha a opção Propriedades ou, ainda, acesse diretamente pressionando simultaneamente as teclas Windows(•) e Pause/Break. No menu do canto esquerdo, na parte inferior, clique em Gerenciador de Dispositivos, Uma lista com todos os dispositivos cujos respectivos drivers tenham sido instalados será exibida. Caso algum driver não tenha sido adequadamente instalado, um triângulo amarelo de alerta será exibido, como mostra a Figura 78.


Clicando sobre os dispositivos é possível visualizar os detalhes do mesmo, como as informações do driver dos recursos de hardware em uso como mostra a Figura 79, onde é possível visualizar os recursos do intervalo de E/S em uso (E000 - E0FF) e a interrupção (IRQ -2).


No Windows também é possível ver todos os dispositivos de acordo com o recurso de hardware em uso, como mostra a Figura 80, bastando clicar no menu Exibir =>Recursos por tipo. Na figura podemos visualizar os dispositivos mais antigos que usam DMA (disquete e impressora paralela LPT1) e os dispositivos que usam IRQ: Timer do sistema (IRQ 00), teclado padrão PS/2 (IRQ 01 – com problema no driver indicado pelo triângulo amarelo), Porta de comunicação COM1 (IRQ 04), dentre outros.


O caminho para corrigir um erro de driver do dispositivo com problema, é dar um duplo clique sobre o dispositivo ou clicar com o botão direito sobre ele e acessar suas propriedades, como mostra a Figura 81. Clicando sobre a aba Driver e no botão Atualizar Driver é possível atualizá-lo.


Solicitando a atualização, abrirá uma janela na qual é possível escolher se a atualização será pesquisando os driver,s de forma automática, ou procurando os mesmos em uma pasta, ou em um CD de instalação, como mostra a Figura 82. Nem sempre os dados são encontrados de forma automática e, nesses casos, é necessário o CD de instalação ou os arquivos oriundos de um download do fabricante do dispositivo.










 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transferência de arquivo por FTP

TIPOS DE PROCESSOS

Tipos de Servidores