Gerência de entrada e saída
O controle da entrada e saída (E/S) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um SO, pois ele precisa promover o compartilhamento seguro dos recursos e permitir o seu uso de modo que os processos não tenham acesso direto aos dispositivos de entrada e saída, mas sim, por meio dos serviços implementados pelas chamadas de sistema, que permitem ler e escrever dados nos dispositivos.
Os dispositivos são os componentes que realizam alguma operação de entrada ou saída de dados, como o teclado, o mouse, o monitor, a placa de rede, a placa de vídeo, o disco rígido ou um pendrive, por exemplo. Para que cada um desses dispositivos funcione, é necessário um driver que deve ser instalado para que o SO possa se comunicar com esse dispositivo. O responsável pelo desenvolvimento do driver, normalmente é o próprio fabricante do dispositivo.
O controle de E/S é implementado por meio de uma estrutura de camadas de software e hardware que busca oferecer uma interface simples e confiável para o usuário e para a aplicação, escondendo das camadas superiores os detalhes das camadas inferiores que envolvem o hardware dos dispositivos.
A maior parte da gerência de E/S trabalha independentemente de dispositivo, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico, proporcionando maior flexibilidade, confiabilidade e facilidade de programação e uso.
O sistema deve tornar a tarefa de gerenciamento de E/S o mais simples possível, garantindo a independência de dispositivos, pois o sistema deve se comunicar com qualquer tipo de dispositivo conectado ao computador, de modo que o usuário acesse os dispositivos sem se preocupar com os detalhes dos mesmos. A comunicação é feita por meio das bibliotecas e chamadas de sistema, através de parâmetros, escondendo do programador características associadas à programação de cada dispositivo.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)
Comentários
Postar um comentário