Gerência de Memória no Linux
Para visualizar dados sobre o uso de memória no Linux, basta acessar a ferramenta de monitoramento dos recursos do sistema, clicando no botão principal e pesquisando por monitor para abrir a ferramenta System Monitor ou Monitor do Sistema, como mostra a Figura 75, onde é possível visualizar que estão em uso 1,3GB de 3,17GB de memória RAM disponíveis, enquanto que o arquivo de swap não está sendo usado e tem 3,9GB disponíveis.
A memória virtual no Linux é o total do espaço de endereço reservado pelo SO para o processo para o seu código, dados e pilha. O tamanho da memória virtual relatado pelo Linux inclui todo o código, dados e espaço de pilha reservado para uso por um processo, em memória física e espaço de swap. Este valor inclui o espaço utilizado por todas as bibliotecas compartilhadas usadas pelo processo. O tamanho da memória residente, de um processo exibido pelo Linux, inclui apenas a quantidade de memória física do processo e as bibliotecas compartilhadas, que são referenciadas e em uso em um determinado momento.
Para visualizar os detalhes do uso de memória pelos processos é necessário clicar na aba Processos. Clicando com o botão direito do mouse é possível escolher as colunas relativas ao uso de memória. Na figura, podemos visualizar o Firefox consumindo 138MB de memória e com memória residente (processo + bibliotecas compartilhadas) de 217,4MB.
A visualização do uso de memória no Linux também pode ser obtida a partir do comando top, que exibe os processos em execução no sistema. O resultado da execução deste comando, pode-se observar a quantidade total de memória KiB Mem: 3,9GB (3926332total), a quantidade livre: 530MB (530232 free), a quantidade em uso: 1,3 GB (1352284 used) a quantidade disponível para swap: 4 GB (4074495 total) e a quantidade livre para swap: 4 GB (4074495 total).
Também é possível visualizar no topo dos processos o Firefox consumindo 10,3% da memória do sistema (404968 bytes de memória residente), sendo o processo que mais está usando memória nesse momento.
Comentários
Postar um comentário