Comandos e respostas FTP
Nessa aula iremos ver uma breve discussão sobre alguns dos comandos mais comuns do FTP. Os comandos, do cliente para o servidor, e as respostas, do servidor para o cliente, são enviados por meio da conexão de controle no formato ASCII de 7 bits. Assim, tal como comandos HTTP, comandos FTP também podem ser lidos pelas pessoas. Para separar comandos sucessivos, um ‘carriage return’ e um ‘line feed’ encerram cada um deles. Cada comando é constituído de quatro caracteres ASCII maiúsculos, alguns com argumentos opcionais. Alguns dos comandos mais comuns são descritos a seguir:
- USER username: usado para enviar identificação do usuário ao servidor.
- PASS password: usado para enviar a senha do usuário ao servidor.
- LIST: usado para pedir ao servidor que envie uma lista com todos os arquivos existentes no atual diretório remoto. A lista de arquivos é enviada por meio de uma conexão de dados (nova e não persistente), e não pela conexão TCP de controle.
- RETR filename: usado para extrair (isto é, obter) um arquivo do diretório atual do hospedeiro remoto. Ativa o hospedeiro remoto para que abra uma conexão de dados e envie o arquivo requisitado por essa conexão.
- STOR filename: usado para armazenar (isto é, inserir) um arquivo no diretório atual do hospedeiro remoto.
Há, particularmente, uma correspondência unívoca entre o comando que o usuário gera e o comando FTP enviado pela conexão de controle. Cada comando é seguido de uma resposta, que é enviada do servidor ao cliente. As respostas são números de três dígitos com uma mensagem opcional após o número. Elas se assemelham, em estrutura, à codificação de estado e à frase da linha de estado da mensagem de resposta HTTP. Os inventores do HTTP incluíram intencionalmente essa similaridade nas mensagens de resposta HTTP. Algumas respostas típicas, junto com suas possíveis mensagens, são as seguintes:
- 331 Nome de usuário OK, senha requisitada
- 125 Conexão de dados já aberta; iniciando transferência
- 425 Não é possível abrir a conexão de dados
- 452 Erro ao escrever o arquivo
Comentários
Postar um comentário